Lições eficientes para ter sucesso na carreira

Lição 1 Dê o máximo sempre

 

Por que é importante

 

Só um esforço incomum leva a um resultado acima da média. O esporte está cheio de exemplos de dedicação obstinada que leva à vitória. É possível reproduzir esse esforço em qualquer trabalho.

 

Ensinamento

 

"Sempre faço o que meu técnico pede e um pouco mais. Se o treino exige que o ginasta fique cinco segundos parado na argola, por exemplo, eu fico seis. Sei que futuramente isso me dará resultado e não me trará lesões." Artur Zanetti, 22 anos, que nos Jogos de Londres, em julho, tornou-se o primeiro brasileiro a receber uma medalha de ouro na ginástica olímpica. Artur treina de seis a sete horas diariamente, de segunda a sábado.

 

Lição 2 Faça escolhas criteriosas

 

Por que é importante

 

Tomar decisões, algo que o dia a dia do trabalho exige, é muitas vezes fazer escolhas. E toda escolha implica uma perda. Ao se decidir por um fornecedor, por exemplo, automaticamente todos os outros são excluídos. O que diferencia a boa escolha da ruim é o método: qual critério usar, que objetivo você tem.

 

Uma exposição de arte é o resultado de uma série de escolhas feitas por um curador, que pretende passar ao público uma mensagem por meio da seleção das obras que foram à mostra.

 

Ensinamento

 

"Para fazer uma escolha é preciso mergulhar profundamente no assunto, estar muito bem informado. A partir daí você cria critérios. O mais importante é saber o que você quer transmitir com aquela escolha." Heloísa Espada, 37 anos, coordenadora de artes visuais do Instituto Moreira Salles , mestre e doutora em história, teoria e crítica da arte pela Universidade de São Paulo.

 

Lição 3 Carreira e dinheiro andam juntos

 

Por que é importante

 

Carreira e finanças pessoais devem ser planejadas em conjunto. Ao evoluir profissionalmente, você recebe e acumula mais dinheiro. Parte dele deve ser investido de volta em mais aprendizado. Autonomia financeira também permite decisões de carreira mais arrojadas, que possibilitam saltos maiores na vida.

 

Ensinamento

 

"Sem enxergar o destino e fazer um plano, você não consegue atingir os objetivos. Em finanças, existem três regras básicas: entender que há risco, definir o tempo do investimento e ter disciplina. Na carreira não é diferente. Sempre trabalhei com metas profissionais semestrais. Sem definir uma meta, não saberia aonde chegar.

 

Comecei a empresa sabendo que havia risco de perder tudo. Mas sabia que, quanto mais dinheiro guardasse, mais coragem teria para ir em frente, pois haveria um colchão. Por isso, só gastava o necessário e não fazia nenhum tipo de exagero." Guilherme Benchimol, 36 anos, dono da XP Investimentos, corretora de investimentos que deve ter uma receita de 400 milhões de reais neste ano.

 

Ensinamento

 

"Para fazer uma escolha é preciso mergulhar profundamente no assunto, estar muito bem informado. A partir daí você cria critérios. O mais importante é saber o que você quer transmitir com aquela escolha." Heloísa Espada, 37 anos, coordenadora de artes visuais do Instituto Moreira Salles , mestre e doutora em história, teoria e crítica da arte pela Universidade de São Paulo.

 

Lição 4 Planejamento traz segurança à carreira

 

Por que é importante

 

O principal traço do trabalho atual é a total responsabilidade que o profissional tem sobre o progresso de sua carreira. Importantes nomes da teoria moderna de gestão, como Michael Porter, Raymond Miles e Michael Arthur, já escreveram sobre o assunto.

 

Hoje, cada um tem a missão de administrar a própria evolução. Isso requer planejamento, coisa que profissionais de logística podem ensinar. Afinal, o destino define que caminho deve-se tomar.

 

Ensinamentos

 

"Na área de transportes, você sempre trabalha com um plano de contingência. Se uma rota dá errado, é preciso ter uma alternativa. Em carreira, é o que chamamos de plano B. Para mim, isso significa nunca parar de se atualizar e de acompanhar as tendências. Assim, se um dia precisar procurar um novo trabalho, estarei preparada." Vera Lúcia Lima, 55 anos, gerente sênior de operações da transportadora FedEx e responsável pela operação na Grande São Paulo, área mais complexa para a empresa

 

"Em logística, o planejamento é a essência de um bom resultado. Nunca começamos um projeto sem entender qual o problema a ser resolvido. Fiz isso com a minha carreira. Assim que me formei, planejei os dez primeiros anos. Analisei que competências e contatos eu deveria ter para crescer.

 

No começo, optei por trabalhar em um lugar que me permitisse aprender e evoluir com segurança. Estou prestes a completar esses dez anos e vou fazer novo planejamento." Thiago David Bastos, 35 anos, gerente de planejamento e controle de produção da ALL, companhia de logística com sede em Curitiba. Ele é o responsável por fazer o controle do tráfego dos 21.300 quilômetros de ferrovia que a empresa opera.

 

 

 

Fonte:http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/edicoes/172/noticias/16-licoes-eficientes-para-a-carreira?page=5

 

Lucas Rossi, da 01/10/2012 00:00

  • Compartilhe:
Imprimir
  • Receba essas Ofertas por e-mail

    Cadastrar
  • Vá até o Maxxi mais próximo

  • Sem tempo? Compre por telefone

Formas de Pagamento

Crédito:
Crédito (Parcelado):*

*Consulte condições e as categorias de parcelamento nas lojas.

Débito:
Cartões Walmart:
  • Cartão alimentação*

  • Cartão super compra

  • Cartão super premiação

*Consulte disponibilidade nas lojas.

Acompanhe o Maxxi Atacado

Televendas

Selecione uma unidade

Cadastre seu e-mail
e receba as promoçoes!

E-mail cadastrado com sucesso