Saiba como tirar melhor proveito dos alimentos para o seu dia render mais

Para ter um dia mais rentável, confira bons hábitos alimentares para que o seu organismo saiba aproveitar melhor a energia ao longo de todo o dia.

 

Passe de 2-3 refeições para 4-5. O nível de glicose no sangue é um fator crucial no que toca aos níveis de energia. Se você apenas almoçar e jantar, o seu corpo vai registrar picos de energia muito altos, seguidos de níveis extremamente baixos. Sabia que o próprio processo de digestão requer uma grande porcentagem da sua energia? É por isso que se sente muitas vezes “mole” e cheio de preguiça depois de um bom almoço! Ao repartir melhor as suas refeições, você irá ingerir menos comida de cada vez, o que vai equilibrar o nível de glicose no sangue e o consumo de energia que a digestão requer.

 

Alimentos com baixo índice de glicose. As manhãs podem ser, e muitas vezes são, particularmente difíceis porque quando acorda o seu corpo está esfomeado. O truque é ingerir alimentos com baixo índice glicêmico antes de se deitar: cereais integrais, legumes e frutas. Você perceberá que em pouco tempo será muito mais fácil de se levantar antes do despertador tocar.

 

Coma fruta em jejum. A fruta demora muito menos tempo para ser digerida do que alimentos mais “pesados”, ou seja, 20-30 minutos em vez das habituais 1-3 horas. Ao comer fruta com o estômago vazio, esta passará rapidamente pelo organismo, dando ao nível de glicose no sangue aquele empurrãozinho de energia que precisa.

 

Reduza o consumo de carne. Talvez você adore tanto um bom bife que nunca conseguirá ser vegetariano, mas isso não quer dizer que não possa reduzir a quantidade de carne que faz parte da sua dieta. A carne é um alimento rico em proteínas e gorduras, o que a torna difícil de digerir, por isso requer mais energia do que se consumisse um substituto vegetariano.

 

8 copos de água. Dois terços do nosso organismo é composto por água e, por isso mesmo, necessita dela para funcionar plenamente. Ande sempre com uma garrafa de água na bolsa para tornar o seu consumo regular. Outra forma de ver se está bebendo água suficientemente é observando a cor da sua urina: se for mais escura do que um amarelo pálido, provavelmente precise de mais líquido no seu corpo.

 

Evite os desejos de açúcar no meio da tarde. Esta altura do dia é uma das mais complicadas para o seu nível de energia. Muitas vezes, por volta das 15h ou 16h, o corpo já sente a falta de açúcar no sangue e está desejando alguma energia extra. E, por isso mesmo, é mais ou menos por este horário que se bebe um café, acompanhado de um bolo. Evite essa tentação e escolha um combustível mais duradouro: cereais integrais ou fruta com baixo índice glicêmico.

 

Fonte: http://estadozen.com/artigos/7-formas-manter-se-acordado-sem-cafeina

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