Saiba como evitar produtos vencidos em seu estoque

Saiba como evitar produtos vencidos em seu estoque
Produtos vencidos em lojas são um problema recorrente e grave. Além de significar prejuízo para a imagem da empresa e perda de vendas, também representa multas e um sério risco a saúde do consumidor. Confira algumas dicas para deixar o seu estoque em dia e evitar esse transtorno:
 
 
1» Compras Programadas
 
Para evitar que os produtos encalhem no estoque e nas prateleiras, o que coloca em risco o prazo de validade, a primeira coisa a ser feita é programar bem as compras. Os pedidos não devem ser definidos exclusivamente a partir das vantagens comerciais oferecidas pelo fornecedor. O mais importante é levar em conta o giro dos produtos, o histórico de vendas, tirando do cálculo períodos de sazonalidade e promoções.
 
 
2» Gestão de Estoque
 
Uma boa gestão de estoque envolve os processos de recebimento, armazenagem e saída de mercadorias. Também é imprescindível checar a data de validade durante o recebimento. O prazo deve ser superior a um terço do total. Da mesma forma, convém medir a temperatura dos caminhões refrigerados para verificar se está dentro dos parâmetros exigidos. A estocagem dos produtos, por sua vez, deve priorizar a exposição (o primeiro que entra é o primeiro que sai), além de seguir as indicações de temperatura do fabricante, para evitar deterioração dos produtos.
 
 
3» Manual de Políticas Internas
 
Os funcionários envolvidos com produtos perecíveis precisam contar com um manual de procedimentos para conhecer suas responsabilidades e saber o que fazer no dia a dia. Nesse documento devem constar todos os processos e etapas de execução, além de metas por área. O acompanhamento cabe aos gestores, que devem orientar os trabalhos e zelar pela boa execução. No manual deve constar, por exemplo, a regra de se retirar dos expositores os produtos com data de vencimento em dois dias. Devem constar também, num outro exemplo, as diretrizes para troca de mercadorias vencidas com os fornecedores. Ou ainda: a definição em laboratório da data de vencimento de todos os alimentos produzidos ou processados na própria loja. O importante é que essas regras estejam de acordo com as leis de vigilância sanitária e boas práticas de segurança alimentar.
 
 
4» Promoções Gerenciadas
 
Na hora de colocar um produto em oferta, é preciso observar o impacto da ação na categoria a fim de evitar prejuízos. Se a loja trabalha, por exemplo, com cinco marcas de iogurte e faz promoção de uma, é provável que as demais versões cresçam menos ou tenham queda nas vendas. A tendência, portanto, é de que sobrem produtos, o que aumenta o risco de vencimento da data de validade. Ao programar uma promoção, é importante reduzir as compras dos outros itens ou realizar a ação quando os níveis de estoque desses produtos estiverem baixos. O gerenciamento por categoria também é uma boa ferramenta no controle das datas. Afinal, elimina itens de baixo giro, estabelece critérios para introdução dos produtos e expõe de maneira racional, de acordo com os critérios de escolha do shopper, o que contribui para que todos os produtos tenham uma boa saída e não fiquem empacados na gôndola.
 
 
Fonte: http://www.sm.com.br/Editorias/Gestao/5-regras-para-evitar-produto-vencido-16180.html
  • Compartilhe:
Imprimir
  • Receba essas Ofertas por e-mail

    Cadastrar
  • Vá até o Maxxi mais próximo

  • Sem tempo? Compre por telefone

Formas de Pagamento

Crédito:
Crédito (Parcelado):*

*Consulte condições e as categorias de parcelamento nas lojas.

Débito:
Cartões Walmart:
  • Cartão alimentação*

  • Cartão super compra

  • Cartão super premiação

*Consulte disponibilidade nas lojas.

Acompanhe o Maxxi Atacado

Televendas

Selecione uma unidade

Cadastre seu e-mail
e receba as promoçoes!

E-mail cadastrado com sucesso