Dicas digitais para pequenos negócios

Dicas digitais para pequenos negócios

A internet muitas vezes é vista como uma inimiga dos pequenos varejistas, porém não muitos sabem que as ferramentas digitais podem ser aliadas e usadas em seu benefício. Abaixo, veja dicas simples e básicas, que podem comprovadamente ajudar qualquer negócio!

 

- Entenda, priorize e planeje suas próximas ações.

Antes de fazer qualquer coisa, é extremamente importante entender sua situação atual, identificando suas prioridades e planejando suas próximas ações. Existem inúmeras ferramentas e técnicas disponíveis no mundo digital, por isso, é muito fácil de perder o foco em áreas erradas.

Investir um tempo pesquisando e entendendo o que realmente é importante para o seu negócio, tanto em médio quanto em longo prazo, ajuda a escolher com mais assertividade o caminho que você deve seguir, com melhor potencial de alcançar os melhores resultados. Planejar ajudará muito a escolher qual das seguintes dicas poderá usar em primeiro lugar.

 

- Coloque seu negócio na lista do Google Maps.

Cada dia que passa, os consumidores tendem a buscar on-line, antes de decidir onde fazer sua compra offline. Essa tendência apenas crescerá com o aumento dos smartphones.

Para ajudar as pessoas a acharem seu negócio, quando buscam on-line, cadastre seu negócio no “Google Places for Business”. É totalmente gratuito, porém pode pagar para aparecer no topo da lista local.

 

- Registre o seu negócio em todas as redes sociais e tenha-as ativas em seu celular.

Se você não tem uma página no Facebook, Twitter e Google+ para o seu negócio, faça! Instale todos os “apps” de cada uma dessas redes sociais em seu smartphone. Cada vez mais, os consumidores estão usando as redes sociais como um canal de comunicação com as empresas (atendimento ao cliente). Com todos esses aplicativos instalados no seu telefone, você pode responder a qualquer coisa que algum cliente venha a perguntar em tempo real, além de poder compartilhar coisas que possam interessar seu consumidor.

 

- Use os comentários que receber on-line em sua loja.

Estudos mostram que indicações e comentários de outras pessoas são as fontes mais confiáveis para os consumidores quando estão decidindo sobre comprar algo. Isso é facilmente achado e acessado pela internet, mas não em sua loja física. Sugestão: imprima alguns dos comentários e indicações que você possui e coloque próximo aos produtos mais rentáveis, podendo ajudar nas vendas.

 

- Coloque wi-fi em sua loja

Ter wi-fi em sua loja pode aumentar a satisfação de seus clientes, e possibilita muitas vezes o acesso à informação necessária para o consumidor decidir pela compra. Ajuda também a prevenir de saírem da loja para comprar on-line em casa. Se você não quer deixar o wi-fi completamente aberto ao público, coloque uma senha e informe aos consumidores dentro de sua loja. Isso pode até virar uma oportunidade de abordagem ao cliente.

Mas lembre-se, se oferecer wi-fi para os clientes, é muito importante que siga todas as próximas dicas também.

 

- Mantenha seu site e redes sociais sempre atualizadas.

Por mais que isso não traga um resultado imediato, em comparação aos outros itens citados acima, muitas empresas acabam criando e esquecendo sobre seu site e/ou canais sociais. Tenha certeza de que pelo menos as informações relevantes estão devidamente atualizadas. Verifique se seu endereço está correto, se os produtos listados existem, horário de atendimento, informações de contato, informações dos produtos, endereço, etc.

 

- Faça o consumidor saber de suas ações on-line, anuncie!

Se você possui informações relevantes e importantes no seu site ou nas redes sociais, e quer que seus clientes estejam sempre conectados com vocês e recebam ofertas on-line, comunique-os sobre isso!

Possuir seguidores fiéis on-line é extremamente poderoso, pois além de manter um canal de diálogo aberto, permite você conversar com ele a qualquer momento, mesmo depois de ter deixado a loja.

 

Fonte: http://nextecommerce.com.br/dicas-digitais-para-pequenos-negocios/

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