Enfrente o clima seco com seis medidas simples

Enfrente o clima seco com seis medidas simples

Além dos problemas respiratórios, o tempo seco pode causar dores de cabeça, irritações nos olhos, no nariz, na garganta e na pele. A garganta pode ficar seca, a voz rouca, inclusive com possibilidade de inflamação na faringe. Por isso, alguns cuidados são fundamentais para atravessar o clima seco com a saúde em plena forma. Confira:

 

Beba bastante água

Com a baixa umidade do ar, o cuidado mais básico e que deve ser feito por todos - em especial idosos e crianças - é hidratar o corpo com bastante água mineral. "A hidratação pode ser feita também com os sucos de frutas naturais, água de coco, verduras e frutas suculentas", ensina a alergista Marta Guidacci. Além disso, também é recomendado evitar o consumo de fast-food.

 

Mantenha a casa limpa

Quanto mais seco o clima, mais ácaros e fungos aparecem. Por isso, o acúmulo de poeira pode desencadear as doenças respiratórias. É muito importante, em especial quando o clima estiver seco, manter a higiene doméstica em dia. Passar um pano úmido no piso e nos móveis afasta a poeira e protege a saúde.

 

Deixe o sono mais fresquinho

As dicas da Secretaria do Estado para uma noite de sono tranquila é dormir em local arejado e umedecido. Os ambientes podem ser umidificados com toalhas molhadas, reservatórios de água e até umidificadores.

 

Lubrifique os olhos

Para evitar a secura e a irritação dos olhos, o soro fisiológico é uma ótima opção. Use colírios apenas com a prescrição de um especialista.

 

Cuide da pele

"Outra dica que garante a saúde e a beleza da sua pele nos dias de baixa umidade do ar é apostar em cremes hidratantes", explica Marta Guidacci. Para deixar a pele bonita, é preciso lambuzar o corpo com hidratantes e filtros solares, evitar banhos quentes, demorados, além do uso de sabonetes em barra, que são mais agressivos, e buchas.

 

Esporte na hora certa

A prática de esportes também merece atenção especial no tempo seco. O corpo se cansa mais facilmente, a garganta passa a arranhar e os olhos ficam irritados com facilidade. "É recomendado que os exercícios físicos sejam feitos nas primeiras horas da manhã, no fim da tarde ou à noite, quando o clima seco não incomoda tanto", diz Rafael Ollita, professor da academia Top Spin & Big Ball.

 

Fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/galerias/11806-enfrente-o-clima-seco-com-seis-medidas-simples/6

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