Dicas para substituir alimentos com glúten em seu restaurante

Dicas para substituir alimentos com glúten em seu restaurante

Você sabia que é muito importante ter receitas sem glúten no seu cardápio? E não é apenas por ser mais saudável. A restrição do glúten na alimentação é recomendada quando a pessoa tem a doença celíaca que significa ser intolerante ao glúten. Para o preparo desses pratos, a maior dificuldade está em substituir a farinha de trigo por outros alimentos livres de glúten, já que esse não é um processo fácil.

 

Nas preparações de tortas, bolos, pães e outros alimentos que utilizam a farinha de trigo, é necessário fazer uma mistura com alguns ingredientes sem glúten para se obter uma textura similar e aprovada para os celíacos.

Farinha de arroz

A farinha de arroz é a principal substituta da farinha de trigo nas receitas porque proporciona o espessamento da massa, assemelhando a textura de ambas as massas. Prefira a versão de arroz integral. Porém, é preciso moderação, pois o ácido fítico também pode diminuir a absorção de vitaminas e minerais.

 

A farinha de arroz, misturada com outros alimentos, consegue substituir a farinha de trigo em todas as preparações. Confira quais são elas:

 

Pães: ela costuma ser misturada com outros alimentos na preparação do pão, como o trigo sarraceno e lentilha moída, pois comidas apenas com a farinha de arroz possuem alto índice glicêmico e ao combinar dois alimentos há variedade de nutrientes. Para dar leveza, acrescenta-se a batata doce, mandioquinha ou biomassa de banana verde. O vinagre de maçã é utilizado para deixar a massa mais molhadinha e o fermento biológico irá ajudá-la a crescer.

 

Bolos: ela pode ser misturada com a farinha de coco ou oleaginosas (como amêndoa, macadâmia, castanha-do-pará, entre outras...), as quais quando trituradas formam farinhas.

 

Massas: Na hora de fazer um saboroso macarrão ou a massa da sua lasanha, combine a farinha de arroz com a fécula de batata e o polvilho doce. Para quem gostar, a quinoa também pode ser adicionada na mistura.

 

Tortas salgadas: podem ser preparadas com a farinha de arroz misturada a outros alimentos como o trigo sarraceno, lentilha moída, biomassa de banana verde, batata doce e mandioquinha. Além disso, a chia ou o amaranto podem ser adicionados para proporcionar crocância ao alimento.

 

Tortas doces: a farinha de arroz pode ser misturada a farinhas de grão-de-bico ou quinoa e as de linhaça, amaranto ou chia.

 

Pizzas: nesses casos, a farinha de arroz acompanhada da goma xantana, açúcar demerara e linhaça dourada formam um ótimo substituto.

 

Salgados: é possível fazer esfiha com a combinação entre um mix de farinha sem glúten, inclusive a de arroz, com o polvilho doce, o polvilho azedo e gergelim moído.

 

Biscoitos: os biscoitos podem ser feitos a partir da combinação de farinha de arroz, chia, quinoa em flocos e manteiga clarificada.  

 

Fonte: http://bit.ly/UnxlWF

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