Com que frequência o plano de negócios deve ser atualizado?

Com que frequência o plano de negócios deve ser atualizado?

O ambiente de negócios está em constante mudança. As previsões econômicas mudam, novos concorrentes aparecem no mercado, o negócio começa a operar e descobre-se que a realidade é um pouco diferente daquilo que havia sido planejado. Por isso, os empreendedores ficam confusos, sem saber quando devem atualizar o seu plano de negócios.

 

O plano deve ser atualizado todas as vezes que alguma premissa importante é alterada. Mas o que são premissas? Premissas são aquelas informações que o empreendedor definiu como verdadeiras e que serviram de base para elaborar toda a projeção financeira do plano de negócios.

 

Imagine que o plano de negócios foi elaborado considerando que o mercado de atuação irá crescer 3% ao ano. Um novo relatório setorial é divulgado alterando a expectativa de crescimento para 5% ao ano. Nesse caso, o plano deve ser atualizado com a nova informação. O mesmo vale para uma mudança no valor do câmbio ou caso a empresa identifique que irá precisar de um investimento extra, que não estava esperando, por exemplo.

 

Quando o negócio começa a operar, novas informações podem alterar o plano, que foi feito baseado em uma expectativa. O empreendedor irá conhecer informações reais do negócio, os custos reais e a demanda. Diante dessas novas informações, que demonstram a sua realidade, ele pode atualizar o plano de negócios com informações reais. Isso inclusive irá aumentar a credibilidade do plano, já que não será baseado apenas em expectativas, mas em realidades.

 

Caso nenhum novo fato aconteça, a cada seis meses o empreendedor pode revisitar o seu plano de negócios e analisar se existem novas informações que podem alterar suas premissas, sejam informações internas, sejam externas à empresa.

 

Também vale a pena revisar se existem novas informações sempre que o empreendedor vai apresentar o plano a um novo investidor. Isso não quer dizer que ele não precisa estar atento constantemente e atualizar o plano caso novos fatos apareçam.

 

Fonte: http://startupi.com.br/2015/06/com-que-frequencia-o-plano-de-negocios-deve-ser-atualizado/

  • Compartilhe:
Imprimir
  • Receba essas Ofertas por e-mail

    Cadastrar
  • Vá até o Maxxi mais próximo

  • Sem tempo? Compre por telefone

Formas de Pagamento

Crédito:
Crédito (Parcelado):*

*Consulte condições e as categorias de parcelamento nas lojas.

Débito:
Cartões Walmart:
  • Cartão alimentação*

  • Cartão super compra

  • Cartão super premiação

*Consulte disponibilidade nas lojas.

Acompanhe o Maxxi Atacado

Televendas

Selecione uma unidade

Cadastre seu e-mail
e receba as promoçoes!

E-mail cadastrado com sucesso