5 dicas para vender mais em datas comemorativas

5 dicas para vender mais em datas comemorativas

Datas comemorativas são esperadas pelo varejo com ansiedade na expectativa do aumento de receita. Entretanto, muitos comerciantes apenas “passam” por essas datas sem se preparar adequadamente para oportunidades. Confira dicas para aproveitar mais:

1. Antecipação de estoque: a sazonalidade e a previsibilidade de datas especiais possibilitam ao empreendedor fazer boas negociações com fornecedores em períodos de baixa procura. Como não há muita demanda por itens de decoração de Natal no primeiro semestre, esse pode ser um bom momento para comprar produtos a preços atrativos sem correr o risco de atrasos de entrega e ausência de mercadoria do fornecedor.

2. Entenda quem é o consumidor: em datas comemorativas, normalmente alguém compra algo para o outro, essa ação geralmente está atrelada a uma oportunidade ou necessidade temporal. Escolher um produto para si mesmo em outras datas, além de ser mais fácil para o cliente, envolve menos esforço do vendedor. Portanto, em períodos especiais, o vendedor não deve apenas atender o cliente, mas entender as preferências do usuário. Nessa direção, uma abordagem bem feita pelo vendedor pode contribuir muito para o sucesso da venda.

3. Prepare-se para o volume de atendimento: todos sabem que nem todo atendimento gera demanda ou transação. Contudo o cliente tem pressa e quer atenção. Filas e demora no atendimento dão a impressão de desvalorização do cliente e são um convite para buscar a concorrência. Leve em consideração também a possibilidade de contratação de mão de obra temporária para períodos de pico.

4. Cuidados com a ambientação: a apresentação do seu negócio é outro ponto importante para datas comemorativas. Proponha uma comunicação visual interessante e com produtos adequados à data: roupas brancas para o réveillon, presentes masculinos para o Dia dos Pais, brinquedos para o Dia das Crianças e assim por diante.

5. Atenção às promoções: em datas comemorativas, todos disputam a atenção do consumidor. Não bastasse isso, é necessário apresentar a melhor proposta dentre as ofertas disponíveis. Descontos, parcelamentos estendidos, promoções temáticas (como sorteios e concursos culturais), cupons de desconto ou vales-presentes são bem-vindos. 

Fonte: http://abr.ai/1PZN73J

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