9 dicas para se tornar o melhor pizzaiolo do mercado

9 dicas para se tornar o melhor pizzaiolo do mercado

A pizza, maravilhosa iguaria apreciada nos quatro cantos do mundo, é uma preparação culinária que consiste em um disco de massa fermentada de farinha de trigo, regado com molho de tomate e coberto com ingredientes variados, que normalmente incluem algum tipo de queijo, carnes preparadas ou defumadas e ervas, normalmente orégano ou manjericão, tudo assado em forno por um pizzaiolo.

Mas onde encontrar um profissional que consiga ser um mestre na arte de elaboração e confecção de pizza, de forma a atender a todos os quesitos fundamentais de um produto de excelência? O pizzaiolo deve possuir treinamento de qualidade e, ainda, ter conhecimento teórico e prático sobre a produção de pizzas. Isso o colocará em condições de exercer a profissão com a qualificação exigida pelo mercado.

Veja dicas para ter sucesso nessa carreira:

1- Postura profissional
Hoje em dia, dada a grande competitividade do mercado, observamos que as empresas buscam encontrar colaboradores que possuam não apenas conhecimentos técnicos avançados, mas que reúnam características essenciais para exercerem suas profissões.

Nesse sentido, valores como: ética; iniciativa; bom humor; simpatia; carisma; espírito de liderança; autocontrole; perseverança; e criatividade, no sentido de buscar inovações e conhecimentos, são essenciais. Todos esses pontos fundamentais para uma postura profissional adequada podem ser avaliados, na prática, pelo comportamento que o profissional terá ao exercer o seu trabalho.

2- O pizzaiolo
Em uma pizzaria, o pizzaiolo pode ser apontado como o principal responsável pelo sucesso do empreendimento. O cliente escolhe em um cardápio e deposita toda a confiança na pessoa responsável pela elaboração do produto. Um cliente insatisfeito poderá fazer uma forte propaganda negativa do estabelecimento, e as críticas serão atribuídas às pessoas responsáveis pela elaboração dos produtos.

3- Apresentação pessoal
O profissional pizzaiolo deverá, sempre, cuidar do seu visual; estar sempre vestido adequadamente, de preferência com uniforme de cor clara, para que as pessoas possam ter certeza das condições de higiene e limpeza. O fato de trabalhar

diretamente em contato com o forno não deve ser argumento para estar com uniforme sujo e mal cuidado. Use sempre cabelos aparados ou totalmente presos; não use adornos pessoais como brincos, anéis, alianças ou pulseiras. Seja, portanto, vaidoso, procure estar bem apresentável, em excelentes condições de higiene pessoal.

4- Pontualidade
O pizzaiolo deve estar sempre no local de trabalho, em condições de iniciar suas atividades, no horário combinado, é uma obrigação do colaborador e respeito para com os demais colegas de trabalho, com o estabelecimento e para com os clientes. Ele deve ser responsável pelos seus atos e nunca mudar o seu comportamento, em função de atitudes incorretas de outros colaboradores, caso isso venha ocorrer em seu ambiente de trabalho. Não é correto priorizar seus afazeres pessoais e sacrificar a sua jornada no trabalho.

5- Cordialidade
É desejável que o profissional pizzaiolo seja cordial com seus colegas de trabalho, procurando manter sempre uma atmosfera de respeito no ambiente em que se trabalha. Ouça as reclamações e procure tirar proveito. Saiba que dificilmente alguém fará uma reclamação sem algum fundamento, mesmo que para você isso possa parecer exagero. Faça das reclamações um momento de aprendizado e faça o possível para que elas sejam minimizadas. Se alguém alterar a voz, procure manter a calma, a serenidade e a segurança para que eventuais conflitos, mesmo que pequenos, não se transformem em um problema maior.

6- Fale pouco
O pizzaiolo deve evitar conversas desnecessárias e concentrar a atenção em seu trabalho. Ainda mais que, no caso de pizzarias, ele terá de ser ágil e bastante atento, pois qualquer deslize comprometerá a qualidade do produto final.

7- Aprimoramentos
É necessário que o pizzaiolo esteja sempre “antenado” às novidades do mercado. Achar que sabe tudo é um erro muito comum e que compromete o trabalho das pessoas. Nunca esqueça que, enquanto está trabalhando, outras pessoas estão aprimorando métodos, desenvolvendo fórmulas, gerando resultados. É dever estar sempre atualizado, pois se hoje você sabe muito, amanhã seu conhecimento poderá estar ultrapassado e se tornar insuficiente, diante das constantes mudanças e aprimoramentos pelos quais o mercado vem passando.

8- Competência
Você, que pretende se qualificar para exercer a profissão de pizzaiolo, ou que já é um profissional desse ramo, não pode esquecer que o desenvolvimento humano, pessoal e profissional faz parte das pessoas que desempenham papel importante em uma sociedade moderna e evoluída.

9- Harmonia no trabalho
O pizzaiolo é o responsável pela área de produção de uma pizzaria e, por isso, ele deverá conduzir o trabalho com responsabilidade e harmonia. Por menor que seja a pizzaria, ele deverá contar com assistentes que lhe darão suporte na elaboração e na montagem dos produtos. Manter a tranquilidade e o bom relacionamento com as pessoas no ambiente de trabalho é fundamental para a realização dos serviços e para a melhor qualidade dos alimentos preparados.

Fonte: http://bit.ly/1RixBOF

 

  • Compartilhe:
Imprimir
  • Receba essas Ofertas por e-mail

    Cadastrar
  • Vá até o Maxxi mais próximo

  • Sem tempo? Compre por telefone

Formas de Pagamento

Crédito:
Crédito (Parcelado):*

*Consulte condições e as categorias de parcelamento nas lojas.

Débito:
Cartões Walmart:
  • Cartão alimentação*

  • Cartão super compra

  • Cartão super premiação

*Consulte disponibilidade nas lojas.

Acompanhe o Maxxi Atacado

Televendas

Selecione uma unidade

Cadastre seu e-mail
e receba as promoçoes!

E-mail cadastrado com sucesso