Aprenda como se relacionar com o seu cliente do início ao fim

Aprenda como se relacionar com o seu cliente do início ao fim

O processo de relacionamento com o cliente não acontece somente após a venda: é um processo contínuo que se inicia em seu primeiro contato, muito antes da venda. E como todo relacionamento, se encerra quando não estiver bom para uma das partes. Como fazer para manter um relacionamento saudável com seu cliente?

1.Colocar-se na mesma perspectiva de seu cliente é o primeiro passo para pensar em um relacionamento em longo prazo, duradouro e sustentável. Você vai perceber que, quando aprender a colocar-se na perspectiva do cliente, vai saber como conquistá-lo em cada etapa da sua jornada.
 

2.O potencial cliente conhece o seu produto ou serviço. Muita coisa pode acontecer até que ele chegue aqui, mas não é o nosso foco no momento. Vamos entender o que acontece a partir do momento em que você finalmente teve a chance de entrar em contato com ele. É a sua oportunidade de transmitir uma primeira impressão incrível, seja com uma vitrine de produtos encantadora, seja uma conversa memorável com a equipe de vendas.
 

3. A primeira impressão é definitiva para o início do relacionamento, mas se você não for interessante depois disso, esqueça: você vai derrubá-la com muito mais velocidade do que construiu. Ele pode se interessar muito pelo seu produto ou serviço, mas quando for conhecê-lo de perto, pode desistir de adquiri-lo por uma série de fatores, seja pelo preço (não adequado a ele), seja até por um mau atendimento na hora de querer saber mais. É a hora de flertar, de fazer o relacionamento começar a ficar gostoso: descubra os interesses do prospecto e se mostre disponível para esclarecer dúvidas ou resolver problemas, mesmo que não seja cliente ainda.
 

4. É durante este período de estreitamento de relações que o seu cliente, agora que percebeu que você está disponível, vai lhe fazer os mais diversos questionamentos. Você fez todas as perguntas para entender os interesses do seu cliente, mas agora é hora de ele perguntar. Você precisa se mostrar confiável e seguro do que está oferecendo, com a certeza de que irá cumprir tudo o que promete entregar.
 

5. É até clichê dizer isso, mas muitas empresas se preocupam com o encantamento do cliente somente até a venda e se esquecem deles na sequência. A venda é um casamento e precisa ser levada a sério! Faça tudo o que for necessário para que a venda seja realizada de forma agradável, desde as formas de pagamento que você oferece até detalhes pequenos, como garantir a segurança de seu cliente no processo.

E não esqueça: dedicação do início ao fim. Estamos cada vez mais inseridos numa era de valorização de relacionamentos, em que não bastam diversos canais de atendimento ao consumidor se não souber, de fato, por que ele procura uma empresa. Não basta atendê-lo com um número de protocolo se não souber o nome dele. Não basta abrir um atendimento 24 horas e não ter cordialidade. Não basta gastar milhões com marketing, propagandas e divulgações, trazer pessoas para seu site ou sua loja, deixá-los interessados por um produto ou preço (ou os dois) e vender o tamanho errado.

Fonte: http://glo.bo/1O5wC7g

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