Como organizar o seu estoque.

Como organizar o seu estoque.

O principal erro dos negócios de pequeno porte é tratar toda a logística de armazenagem e exposição como um simples depósito. Veja agora 8 dicas de como organizar o estoque.

1.Faça boas compras.

Um estoque saudável e variado começa no momento da compra. A primeira atitude é saber negociar. Antes decidir aonde comprar, faça cotações em, pelo menos, três lugares diferentes. Além disso, vale a pena fazer uma análise de como é a relação entre sua empresa e o fornecedor, caso seja possível conseguir mais vantagens.

2.Conheça quem é o seu cliente.

Para fazer compras adequadas, é preciso conhecer quais são os hábitos do seu cliente. A faixa etária e de renda, as características da vizinhança e a frequência com que o consumidor passa pelo local são alguns aspectos importantes e que têm impacto sobre o que deverá ser fornecido nas suas prateleiras. Se o cliente quer preço, busque marcas mais baratas. Se ele for mais exigente, aposte na variedade e na qualidade do mix de produtos.

3.Se organize.

Organização é um dos fatores que mais colaboram como sucesso de um estoque ideal. Saber onde cada item fica, qual a quantidade, a qual grupo pertence, se são perecíveis e qual o prazo de validade. Caso seu perfil não seja o de uma pessoa organizada e detalhista, treine um funcionário ou contrate alguém que possa gerenciar o estoque.

4.Tenha um bom armazenamento de estoque.

Você pode ser a pessoa mais organizada desse mundo, mas se o espaço onde o estoque é feito não tiver qualidade, todo o trabalho pode ser jogado no lixo. Muita gente pensa que estoque é sinônimo de coisa bagunçada e uma opção para “guardar” aquilo que não tem mais utilidade. Lembre-se de que o que está estocado é o seu dinheiro em forma de materiais ou produtos. O desafio é driblar o desperdício, portanto, aposte em um local iluminado, limpo e arejado.

5.Aposte na reposição estratégica.

Na reposição periódica, os pedidos são consolidados e as entregas são feitas em um tempo determinado. O problema é que o estoque pode ficar vazio antes da hora. Já na reposição contínua, a empresa opta por manter um estoque menor e faz compras com mais frequência. Evitam-se perdas ou pedidos errados, mas a negociação fica comprometida.

6.Tenha fornecedores parceiros.                                                                         

É preciso ter confiança no parceiro. De nada adianta ter uma empresa que faça um bom preço, mas que não garanta prazos e que não seja flexível com pagamento.

7.Analise o desempenho dos produtos diariamente.

O esquema de checagem permite analisar quais produtos têm melhor aceitação e em qual dia da semana são as melhores vendas. O estoque é dinâmico e o varejo pede agilidade na resposta. Corrigir desvios só é possível para quem está ligado no dia a dia do negócio.

8.Pratique o desapego.

Tem quem torça o nariz quando a possibilidade de uma remarcação de preços é cogitada, mas essa prática é comum e importante para o varejo. Fazer o estoque girar, mesmo que com a margem menor, vale mais a pena do que cair na mesmice ou registrar perdas.

Fonte: http://gestaoenegocios.digisa.com.br/mapa-da-mina/8-dicas-de-como-organizar-o-estoque/1836/

 

  • Compartilhe:
Imprimir
  • Receba essas Ofertas por e-mail

    Cadastrar
  • Vá até o Maxxi mais próximo

  • Sem tempo? Compre por telefone

Formas de Pagamento

Crédito:
Crédito (Parcelado):*

*Consulte condições e as categorias de parcelamento nas lojas.

Débito:
Cartões Walmart:
  • Cartão alimentação*

  • Cartão super compra

  • Cartão super premiação

*Consulte disponibilidade nas lojas.

Acompanhe o Maxxi Atacado

Televendas

Selecione uma unidade

Cadastre seu e-mail
e receba as promoçoes!

E-mail cadastrado com sucesso