Dicas para gerenciar o estoque no comércio

Dicas para gerenciar o estoque no comércio

Um bom gerenciamento do estoque é um ponto essencial para o sucesso de um negócio. Quando falta algum produto, há perda de vendas. E quando tem excesso de mercadoria, há dinheiro parado, desequilibrando as finanças da empresa. Esses problemas se tornam ainda mais difíceis para o pequeno empresário, profissional que precisa enxugar ao máximo as despesas e cuidar de muita coisa ao mesmo tempo para colocar o comércio para funcionar.

Confira dicas que vão ajudar você a gerenciar o seu comércio e garantir os lucros!

Entradas e saídas devem ser registradas

 

Muitos empresários não falam em gerenciamento de estoque, por acharem que é algo que consome muito tempo do dia a dia. Na verdade, existem ferramentas online para ajudar a administrar o seu negócio que podem ser acessadas de qualquer computador. Assim, você anota todas as entradas e as saídas de produtos da sua loja, enquanto os cálculos e arquivos ficam por conta do sistema.

Produtos perecíveis e sazonais exigem cuidado redobrado

 

É perda de tempo estocar uma grande quantidade de itens que vão demorar muito para serem comercializados. Além da perda financeira, o risco é ainda maior no caso de produtos perecíveis, que podem estragar; ou até mesmo sazonais, como eletrônicos e peças de vestuário, que mudam a cada estação. Um estoque cheio pode fazer com que o empreendedor fique com itens que tenham que ser descartados.

Queima de estoque ajuda a equilibrar as contas

 

Depois de verificar as mercadorias que têm ciclo de vida muito longo ou que estão encalhadas, faça uma queima de estoque para equilibrar a gestão financeira da sua loja. A partir daí, é hora de avaliar se você deseja continuar trabalhando com produtos que demoram muito a ser vendidos.

Negociar com fornecedores é fundamental

 

Para evitar que produtos com muita demanda fiquem em falta, a negociação com fornecedores é essencial. Além da qualidade e preço, flexibilidade e agilidade na entrega das mercadorias são pontos muito importantes a serem considerados. Desse jeito, você não corre o risco de seus produtos acabarem antes do desejado.

Estoque organizado evita perdas e furtos

 

Além de manter entradas e saídas registradas na sua planilha de controle, insira datas de aquisições e de vendas e o preço pelo qual cada item foi vendido. Prezar pela organização só vai tornar seu dia a dia mais simples, facilitando na hora de decidir o que vai repor.

 

O local de armazenagem também merece atenção

A organização do estoque é essencial para manter a boa saúde financeira do empreendimento.

Mantenha essa área sempre organizada, identificando a quantidade de cada mercadoria. Vale a pena reservar um espaço no seu dia para cuidar desse assunto e manter suas planilhas sempre atualizadas. Este cuidado faz toda a diferença. Comece já!

 

 

Fonte: http://contaazul.com/blog/2014/07/dicas-para-gerenciar-o-estoque-no-comercio/

  • Compartilhe:
Imprimir
  • Receba essas Ofertas por e-mail

    Cadastrar
  • Vá até o Maxxi mais próximo

  • Sem tempo? Compre por telefone

Formas de Pagamento

Crédito:
Crédito (Parcelado):*

*Consulte condições e as categorias de parcelamento nas lojas.

Débito:
Cartões Walmart:
  • Cartão alimentação*

  • Cartão super compra

  • Cartão super premiação

*Consulte disponibilidade nas lojas.

Acompanhe o Maxxi Atacado

Televendas

Selecione uma unidade

Cadastre seu e-mail
e receba as promoçoes!

E-mail cadastrado com sucesso