Conheça mais sobre as boas práticas nos serviços de alimentação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) possui um manual de boas práticas nos serviços de alimentação. São práticas de higiene que devem ser obedecidas pelos manipuladores desde a escolha e compra dos produtos a serem utilizados no preparo do alimento até a venda para o consumidor. O objetivo do guia é evitar a ocorrência de doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados. Essas doenças ocorrem quando micróbios prejudiciais à saúde, parasitas ou substâncias tóxicas estão presentes no alimento. Por isso, separamos algumas dicas:

 

- Normalmente, os parasitas, as substâncias tóxicas e os micróbios prejudiciais à saúde entram em contato com o alimento durante a manipulação e preparo. Portanto, o local de trabalho deve ser limpo e organizado. Para isso, mantenha o piso, a parede e o teto conservados e sem rachaduras, goteiras, infiltrações, mofos e descascamentos. Faça a limpeza sempre que necessário e ao final das atividades de trabalho.

- Para impedir a entrada e o abrigo de insetos e outros animais, as janelas devem possuir telas e devem ser retirados os objetos sem utilidade das áreas de trabalho.

- O local de trabalho deve ser mantido bem iluminado e ventilado.

- Tenha certeza que o estabelecimento seja abastecido com água corrente tratada (proveniente do abastecimento público). Use somente água potável para o preparo dos alimentos e do gelo.

- A cozinha deve ter lixeiras de fácil limpeza, com tampa e pedal. Retire sempre o lixo para fora da área de preparo de alimentos em sacos bem fechados. Após o manuseio do lixo, lave as mãos.

- Armazene o alimento a ser transportado em vasilhames bem fechados. Os vasilhames devem estar identificados com o nome do alimento, a data de preparo e o prazo de validade. Se o transporte for demorado, o alimento deve ser mantido em caixas térmicas apropriadas. Além disso, o veículo utilizado no transporte deve ter cobertura para proteção dos vasilhames e, principalmente, deve estar limpo.

 

Fonte: http://www.anvisa.gov.br/divulga/public/alimentos/cartilha_gicra_final.pdf

  • Compartilhe:
Imprimir
  • Receba essas Ofertas por e-mail

    Cadastrar
  • Vá até o Maxxi mais próximo

  • Sem tempo? Compre por telefone

Formas de Pagamento

Crédito:
Crédito (Parcelado):*

*Consulte condições e as categorias de parcelamento nas lojas.

Débito:
Cartões Walmart:
  • Cartão alimentação*

  • Cartão super compra

  • Cartão super premiação

*Consulte disponibilidade nas lojas.

Acompanhe o Maxxi Atacado

Televendas

Selecione uma unidade

Cadastre seu e-mail
e receba as promoçoes!

E-mail cadastrado com sucesso