Qual a importância de fazer alongamentos?

Hoje a maioria das pessoas sabe da importância de fazer alongamentos antes e depois das atividades físicas. Os alongamentos aumentam ou mantêm a flexibilidade dos músculos, preparando-os e aquecendo-os, além de eliminarem a tensão depois dos exercícios. Sugerimos algumas posturas básicas:

 

Em pé

- Pernas estendidas, leve o tronco à frente, como se fosse encostar as mãos no chão, alongando a parte posterior das coxas, pernas e coluna.

- Passe os braços para trás do corpo, cruzando os dedos e alongando o peito.

- Puxe o pescoço para o lado, alongando o trapézio (músculo do pescoço). Troque o lado.

- Entrelace os dedos atrás da nuca e force a cabeça para baixo, encostando o queixo no peito. Você irá alongar a cervical.

- Gire a cabeça para um lado e depois para o outro lado.

 

Sentada

- Sente com as pernas afastadas. Leve o tronco à frente, coluna reta e braços estendidos, alongando a coluna e os músculos adutores (parte interna das coxas).

 

Deitada

- Deite de barriga para cima. Flexione as pernas e cruze uma sobre a outra. Segure a perna de baixo, puxando as duas pernas de encontro ao peito, alongando o glúteo. Troque o lado.

- Descruze as pernas. Segure nos joelhos, trazendo-os de encontro ao peito, alongando a coluna.

 

Segure cada posição por 20 segundos.

 

Fonte: http://maisequilibrio.com.br/fitness/qual-a-importancia-de-fazer-alongamentos-3-1-2-71.html

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