10 super táticas para fidelizar clientes

10 super táticas para fidelizar clientes
1 - Conheça bem o seu cliente
 
Invista parte do seu orçamento em conhecer bem o seu cliente, pois, quanto mais você o conhecer, mais o seu produto ou serviço o completará.
Entenda os seus hábitos, medos e anseios. Saiba o que ele considera importante e, principalmente, como o seu negócio pode resolver as necessidades na vida dele. Quem sai lucrando são vocês dois. 
 
Se você apresentar o seu produto ao público errado e da forma errada, todo o resto da sua estratégia será em vão.
 
2 - Faça uma boa comunicação
 
Realize uma comunicação segmentada, clara e objetiva sobre como o seu produto ou serviço pode ajudá-lo.
Primeiro você o ajuda de verdade e depois você vende. Faça ele confiar em você, crie uma afinidade e a venda será uma consequência natural.
 
3 - Crie uma experiência de atendimento única
 
A maioria dos negócios é dependente de processos, pois eles permitem que pessoas normais realizem atividades complexas.
Muitas companhias levam suas equipes à exaustão em pesados treinamentos, a fim de garantir que todo o fluxo de atendimento seja realizado da mesma forma, com os mesmos sorrisos e com as mesmas perguntas.
 
Não importa o tamanho da sua empresa. Você precisa mostrar ao seu cliente que ele é único e você se preocupou com cada passo do atendimento dele, e vai estar ali quando ele precisar. 
 
4- Construa valor na sua oferta
 
Se você conseguiu cumprir as dicas anteriores, então o cliente que você está atendendo não é só mais um cliente. Agora, não jogue essa relação fora. Mostre que sua oferta é única para o que ele considera importante.
 
Isso pode ser feito através de atendimentos diferenciados, mimos, brindes, garantia estendida e outras ações que mostram que na sua oferta ele ganha mais em qualquer outro lugar.
 
5- Não seja afoito
 
Estudos recentes apontam que a maioria das pessoas, quando entra em contato com produtos e serviços pela primeira vez, ainda não está preparada para comprar. Entretanto, muitas empresas criam estratégias do tipo: “Ou compre de mim agora ou vá embora!”.
 
Essa estratégia afasta. Não faz com que o cliente entre no site da empresa para conhecer mais, faça conexões do produto com as necessidades e nem comece uma relação sem compromisso até que esteja pronto para comprar.
 
6- Tenha a melhor entrega
 
Não adianta você atrair o cliente, se o produto ou serviço que você entrega não é algo que supera as expectativas dele. 
Durante todo o ciclo de vendas, deixe clara sua entrega e faça sempre conexões sobre a expectativa do cliente e o produto final.
 
Se possível, surpreenda-o no final com algo que transformará a experiência em algo especial.
Invista parte da sua verba de marketing em qualidade dos serviços. Lembre-se: um cliente bem atendido traz muito mais receita e indicações que um cliente somente atendido.
 
7- Faça continuamente a medição da satisfação do seu cliente
 
O que não se mede, não se gerencia. Seja focado em medir suas ações: quais passos da venda funcionam mais, qual funcionalidade deixa o seu cliente mais satisfeito, qual funcionário está atendendo melhor e assim por diante.
 
Preste atenção em qualquer problema:
 
• Mapeie as falhas rapidamente;
• Tenha um “protocolo” para solucioná-las;
• Tenha uma comunicação clara e eficiente para impedir que o problema se multiplique;
• Seja transparente e humilde com o cliente, arrogância não ajuda em nada;
• Apure as responsabilidades e implemente melhorias de processos e treinamentos.
 
8- Capte os testemunhos dos seus clientes
 
Em todos os negócios, a melhor propaganda é um cliente satisfeito falando bem de você.
Hoje, a internet e as tecnologias disponíveis permitem que um testemunho positivo ou negativo seja visto por milhares ou até milhões de pessoas.
 
Portanto, utilize todas essas possibilidades a seu favor e garanta que seus clientes avaliem positivamente o seu negócio.
 
9- Esteja presente depois da venda
 
Quando a venda é feita, a relação com seu cliente apenas começou.
Crie processos para conhecê-lo melhor, saber seu aniversário, suas preferências e interesses. 
Ligue, envie e-mail, mande brindes. Enfim, esteja sempre presente e preencha o vazio de 
referência no seu setor.
 
10- Não confie apenas na cabeça e no papel: automatize seus processos.
 
Por fim, transforme todas essas técnicas e transforme o seu planejamento em um modelo de 
gestão automatizado.
 
Antigamente, os comerciantes de bairros sabiam tudo de cabeça sobre os seus fregueses, mas hoje o mercado mudou. A maior parte dos atendimentos é feita por funcionários e é impossível armazenar todas as informações sobre seus clientes de cabeça. Logo, o melhor caminho é a utilização de ferramentas, processos, rotinas, scripts, sistemas e tudo que permita tornar sua empresa mais rápida e eficiente.
 
Fonte:
 
http://www.wikiconsultoria.com.br/10-taticas-fidelizar-clientes/
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