Sete dicas para uma economia adversa

Sete dicas para uma economia adversa

O cenário econômico pouco favorável para o Brasil em 2015 pode ser contornado ao adotar alguns cuidados na hora de gerir os negócios. Veja sete dicas para sobreviver – e até prosperar – em um período de condições adversas:

 

1. Planejar é a palavra-chave

Planejamento financeiro anual evita surpresas. Ele deve levar em conta previsões sobre o cenário nacional, assim como o histórico de desempenho da própria empresa. Na hora de administrar um negócio, é necessário tomar decisões 100% racionais, baseadas em projeções realistas.

 

2. Custos fixos versus variáveis

É preciso separar os custos variáveis - que mudam de acordo com a demanda, como insumos - daqueles fixos, a exemplo do aluguel do espaço e salários dos funcionários. Ao considerar o piso e o teto de gastos, a empresa é capaz de estabelecer metas para se manter no azul, mesmo em um cenário adverso.

 

3. Raio X no fluxo de caixa

É indispensável monitorar a entrada e a saída de dinheiro no negócio. Isso não significa apenas saber o faturamento total da empresa, mas sim segmentar os custos e receitas por produto, assim como discriminar qual o destino de cada despesa ou investimento.

 

4. Precificação

Um dos pontos que leva empresários a errarem é na hora de decidir o preço dos produtos ou dos serviços. É preciso reavaliar constantemente os valores cobrados, observando a concorrência e a flutuação do mercado, bem como a estrutura de custos da empresa. Em um ano de crise, é ainda mais importante essa análise.

 

5. Fidelização

Os empresários não devem ficar acomodados quanto aos seus clientes. Estratégias para garantir a frequência de aquisição de produtos ou contratação de serviços são essenciais, como promoções e campanhas de divulgação.

 

6. Pessoa Física versus Jurídica

É problemático - e muito comum - não separar informações, despesas e ganhos relativos ao negócio e ao dono. O oposto também se verifica: um empreendimento que só sobrevive por meio da injeção de dinheiro dos sócios não é viável.

 

7. Acompanhamento diário

Todos os dias é preciso dedicar algumas horas para analisar a empresa. É comum empreendedores disporem de muitos dados sobre seu negócio, mas, por falta de tempo, não pararem para estudá-los e deixarem de empregar essas informações - que se tornam inúteis. Uma alternativa é contratar um profissional especializado para a tarefa.

 

Fonte: http://consumidorconsciente.eco.br/index.php/2012-11-22-13-03-44/item/1913-

gest%C3%A3o-financeira-7-dicas-para-um-ano-adverso.html

  • Compartilhe:
Imprimir
  • Receba essas Ofertas por e-mail

    Cadastrar
  • Vá até o Maxxi mais próximo

  • Sem tempo? Compre por telefone

Formas de Pagamento

Crédito:
Crédito (Parcelado):*

*Consulte condições e as categorias de parcelamento nas lojas.

Débito:
Cartões Walmart:
  • Cartão alimentação*

  • Cartão super compra

  • Cartão super premiação

*Consulte disponibilidade nas lojas.

Acompanhe o Maxxi Atacado

Televendas

Selecione uma unidade

Cadastre seu e-mail
e receba as promoçoes!

E-mail cadastrado com sucesso