Veja dicas para consumir 5 porções de frutas por dia

As frutas fazem bem o ano inteiro, mas parecem ainda melhores no verão, quando se oferecem como uma opção refrescante e que não tira a disposição para curtir o sol. A Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo de cinco porções do alimento por dia. Esse consumo pode ser distribuído ao longo do dia - nas três refeições e nos lanches entre elas -, de preferência com uma boa variedade entre essas frutas para garantir os diferentes nutrientes de cada uma.

A porção varia de acordo com a fruta. Pode ser meia manga, uma fatia de mamão formosa, uma maçã inteira ou um pequeno cacho com entre 10 e 12 uvas. Os sucos também podem contar como porção, mas é preciso ter atenção. Muitas vezes, eles concentram muito mais frutose, ou seja, mais calorias que a fruta in natura, com a desvantagem de não preservar as fibras. Um caso clássico é o suco de laranja, que pode concentrar o açúcar presente em três frutas.

Para conservar as frutas por mais tempo, uma boa opção é congelar. Quando isso é feito da forma correta, as frutas podem ficar de 8 a 12 meses no congelador e perdem poucos nutrientes.

 

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2015/01/veja-dicas-para-consumir-5-

porcoes-de-frutas-por-dia.html

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