Como criar um cardápio

Como criar um cardápio

Existem diversos aspectos a ser levados em conta no momento de montar um cardápio, desde o formato e cor até a ordem em que serão expostos os pratos e as sobremesas.

Neste texto, vamos ensinar como montar um cardápio da melhor forma possível, aumentando o sucesso do seu restaurante e agradando seus clientes. Estudos já comprovam que um bom cardápio, feito através da observação de alguns fatores importantes, pode fazer com que o consumidor opte por pratos mais caros e até mesmo consuma mais, ou seja, vale a pena focar um pouco do tempo para montar um cardápio de qualidade.

 

1. Escolha do formato

O formato do cardápio é a primeira preocupação que se deve ter. Existem basicamente dois jeitos de montar um cardápio: em forma simples (uma página) ou em forma de livro (duas páginas).

Além do layout do cardápio, você também pode utilizar detalhes como pontas arredondadas ou fazer um cardápio em forma de algum objeto.

 

2. Escolha das cores

As cores utilizadas no cardápio são fundamentais para proporcionar um bom contraste. Quando mal escolhidas, podem comprometer toda a aparência do cardápio.

Uma ideia bastante utilizada na escolha das cores é fazer uso das cores ambientes do estabelecimento, ou até mesmo do logo do restaurante.

Quando o menu tem alimentos mais saudáveis, você pode utilizar cores que lembrem os vegetais. Para estabelecimentos que servem comidas rápidas como lanches, xis, cachorro quente e prensados, pode-se fazer uso de um cardápio com cores mais vivas e destacadas, já que o público que costuma a frequentar estes lugares já sabe o que deseja pedir e não sente necessidade de um ambiente muito requintado, prefere se sentir à vontade.

 

3. Composição do prato

Um prato é composto por três partes: entrada, principal e sobremesa.

A entrada é servida enquanto está sendo preparado o prato principal, para evitar que os consumidores fiquem sem degustar algo. Ela nada mais é do que um petisco, geralmente um aperitivo bem salgado, incentivando o público a consumir as bebidas da casa.

O prato principal é o pedido dos consumidores. Já a sobremesa pode ser uma cortesia ou ser cobrada separadamente, permitindo que o consumidor escolha exatamente o que deseja.

 

4. Ordem dos pratos

Quem está no início do negócio e deseja fazer propaganda das refeições que oferece pode montar apenas um cardápio, mostrando tanto o almoço quanto a janta, para que o consumidor tenha uma ideia do que pode encontrar no outro turno.

Os pratos devem seguir uma ordem, de preferência os pratos da casa, ou seja, os que você deseja vender mais e, depois, os demais pratos. Para facilitar para o consumidor, ordene assim: principais + sobremesas + bebidas.

Os aperitivos não devem ser colocados no cardápio, já que é uma cortesia oferecida pelo restaurante para agradar o cliente enquanto aguarda o prato principal que está sendo preparado.

A melhor forma de ordenar os pratos quando for fazer um cardápio é colocando em negrito o NOME do prato, depois, em letra simples, a descrição e especificações (o que contém) e, por último, o preço.

Uma dica importante é colocar os preços sempre embaixo do prato, após a descrição e jamais na parte lateral direita (pontilhados) como a grande maioria faz, pois assim o consumidor tende a analisar o preço, já que estão todos um abaixo do outro, comprando o mais barato.

 

5. Imagens

Abaixo da descrição de cada prato, ou até mesmo ao lado direito, é interessante colocar uma foto ilustrativa do prato, isso costuma aumentar em até 50% o poder de venda, tornando o prato mais atrativo.

Além do mais, visualizar uma imagem do prato faz com que o serviço e o cardápio se tornem muito mais profissionais. É importante que as fotos sejam bem tiradas, para valorizar ao máximo a aparência dos seus produtos.

É importante mencionar nos cardápios a existência de taxas adicionais, dentre elas a de GARÇOM, demonstrando exatamente o percentual cobrado.

Você pode procurar modelos de cardápios específicos, como é o caso do cardápio para pizzaria.

Recomendamos que você procure uma boa gráfica para montar o seu cardápio: vai valer a pena.

 

Fonte: http://www.novonegocio.com.br/como-fazer/como-montar-um-cardapio/

  • Compartilhe:
Imprimir
  • Receba essas Ofertas por e-mail

    Cadastrar
  • Vá até o Maxxi mais próximo

  • Sem tempo? Compre por telefone

Formas de Pagamento

Crédito:
Crédito (Parcelado):*

*Consulte condições e as categorias de parcelamento nas lojas.

Débito:
Cartões Walmart:
  • Cartão alimentação*

  • Cartão super compra

  • Cartão super premiação

*Consulte disponibilidade nas lojas.

Acompanhe o Maxxi Atacado

Televendas

Selecione uma unidade

Cadastre seu e-mail
e receba as promoçoes!

E-mail cadastrado com sucesso